• Bruno Mendonca

Quer se tornar especialista em SEO?

Quer se tornar especialista em SEO?

Fornecer serviços de SEO até hoje ainda é um empreendimento muito lucrativo. A indústria de SEO é estimada em US $ 79 bilhões até 2020, de acordo com o relatório da SEL no ano passado.

Quer você escolha ser um consultor a solo ou iniciar e operar sua própria agência – há dinheiro nisso. Eu posso atestar isso. Mas SEO não é para os fracos de coração. A única coisa permanente nessa linha de negócios é a mudança.

Para competir, você precisa ter uma base sólida sobre como o SEO realmente funciona. Começar o seu próprio negócio ou agência de consultoria de SEO é fácil – mas executá-lo não é nada divertido. Confie em mim. Por anos de trabalho neste campo, percebi que o SEO é para pessoas que são realmente competitivas na natureza. É para pessoas que estão realmente dispostas a desafios intermináveis. Dado que é difícil dimensionar qualquer modelo de negócio baseado em serviços. ( Aquele velho trabalho de formiguinha, lembra?)

Essas são situações que a maioria dos consultores / proprietários de agências encontrará ao executar um negócio baseado em SEO:

  1. Expectativas irrealistas. Se você não estabelecer expectativas realísticas, você vai se arrepender. Não exagere no que é possível para atender sua cota de vendas.

  2. Os clientes podem não ser confiáveis ​​e prejudicar seu fluxo de caixa.Não importa quão bom seja o seu sistema de cobrança. Haverá clientes que jogam quando se trata de pagar.

  3. Dor de cabeça. Administrar uma agência de SEO é um desafio porque cada campanha é única. Isso significa que cada campanha requer ações diferentes. Isso dificulta a criação de sistemas sólidos, o que dificulta a escalabilidade.

  4. Requer capital humano. Para escalar uma agência de SEO, você precisa contratar pessoas. Novos desafios surgem quando você traz funcionários, mas isso será assunto de um post posterior.

  5. É um trabalho com muitos chefes. Trabalhar com clientes muitas vezes parece um trabalho e não um negócio. Claro, você pode consertar isso tirando-se da equação. Mas é mais fácil falar do que fazer.

Você precisa ser genuinamente apaixonado para durar.

Eu não estou escrevendo este post para desanimá-lo em entrar neste negócio. Mas é melhor saber no que você realmente está se metendo antes mesmo de começar.



ESTRATÉGIA E PRINCÍPIO BÁSICO DE SEO

Ao iniciar um negócio, a maioria dos especialistas irá aconselhá-lo a começar com um plano de negócios detalhado. Embora, pessoalmente, eu pense que é melhor primeiro apresentar o princípio básico do seu próprio negócio.

Traduzindo para o nosso setor, isso significa ter sua própria estratégia central de SEO a seguir. Isso é muito importante, pois é onde seus processos vão girar (assim como seus modelos de preços).

Muitos consultores de SEO têm visões e princípios diferentes quando se trata de SEO eficaz e voltado para o ROI.

E bastante, estes princípios orientadores são baseados principalmente em suas experiências.

Alguns podem ter mais parcialidade no conteúdo, enquanto alguns podem acreditar que o SEO técnico pode vencer tudo, e alguns poderiam estar defendendo os links como o fator mais importante.

Você precisa saber onde você está.

No meu caso, sempre acreditei que é uma combinação de todos os fatores mais importantes:

  • Um site bem otimizado (para correções no nível do site e no nível da página).

  • Ter ativos robustos de conteúdo fundacional que possam:

  • Classificação para consultas de pesquisa importantes para os negócios do cliente

  • Combine a intenção do seu público-alvo / usuários

  • Exemplifique a expertise da marca

  • Atrair / ganhar links

  • Incentivar conversões de site

  • Construa lealdade

  • Associar a marca do site a outras entidades autoritativas em seu espaço por meio de oportunidades de links com base em relacionamentos e outras formas de parcerias de conteúdo.

Sua estratégia central de SEO pode ser tão complicada quanto você quiser, ou também pode ser tão simples quanto:

  1. Determine as palavras-chave que seus clientes desejam classificar (avalie se é viável nos próximos 12 meses. Caso contrário, procure outras oportunidades).

  2. Crie o melhor conteúdo nas palavras-chave que eles querem classificar (estilo arranha-céu).

  3. Promova e construa links para esses recursos de conteúdo.

O IMPORTANTE É TER SEU PRÓPRIO ROTEIRO PARA A VITÓRIA.

Mas também tome nota que cada empresa / cliente que você encontrará terá sua própria situação de negócios e necessidades específicas de SEO.

SEO não é um serviço de tamanho único. O que funciona para um site de brochuras imobiliárias não funcionará necessariamente para um site de comércio eletrônico de moda.

É por isso que ter uma forte compreensão sobre as melhores práticas fundamentais de SEO é vital para prolongar um negócio de consultoria em SEO.

TORNANDO-SE UM ESPECIALISTA EM SEO

É preciso muita prática e repetição para realmente entender e dominar o SEO.

Você não vai passar por isso apenas lendo (sem aplicação). Teste as coisas que você lê e aprende. Essa é a única maneira que você pode realmente saber o que funciona em SEO.

Faça seus testes em seu próprio site (foi o que fiz quando comecei). Em seguida, escreva sobre as coisas que você está aprendendo, porque essa é a melhor maneira de lembrar.

EM ESCALAR O NEGÓCIO:

Contratação e Treinamento:

Crie uma documentação de todos os seus processos. Torne-os fáceis de digerir, para que você possa facilmente passá-los para novos contratados quando começar a treiná-los.

Trabalho de terceirização:

Só venda os serviços que você sabe que pode fazer sozinho. Não há nada mais importante do que entregar resultados e provar o valor do seu serviço para os negócios de seus clientes.

Embora, terceirizar algumas das tarefas domésticas (e descarregar sua equipe de algumas das tarefas demoradas) também pode ser uma decisão de negócios inteligente. Mas certifique-se de que você está terceirizando as tarefas para as pessoas certas.

0 visualização

E-mail  contato@savanadigital.com
Telefone  +55 (21) 998-432-089
 

Workstations: 
. Barra da Tijuca    . Nova Iguaçu
. Niterói    . Cachoeiras de Macacu


Agência Savana - Publicidade e Marketing

CNPJ: 23.430.198/0001-49